domingo, 27 de fevereiro de 2011

Os Lusíadas e a Mensagem


A obra épico-lírica que mais gostei foi “Os Lusíadas”, devido ao feito de cantar os feitos ilustres dos portugueses. Camões foi o autor da mesma.
Nesta obra podemos ver grandes episódios, tais como o do Adamastor, o da Ilha dos Amores, etc.; embora sejam  mitos, são de facto muito belos. Na viagem os portugueses descobriram o caminho marítimo para a Índia, o que nos pôs na cabeça do mundo, fomos os primeiro a conseguir esse feito grandioso. Hoje em dia estamos na cauda.
Para mim todos os portugueses deviam saber um pouco da sua história, ou seja, conhecer ”Os Lusíadas”. Para mim é a única obra que enaltece o nosso povo, muitos historiadores dizem que a “Mensagem” também enaltece o povo português, mas eu não acho, pois a “Mensagem” retrata um feito do povo português em Portugal e “Os Lusíadas” retratam e enaltecem um feito históricos fora de Portugal: “ por mares nunca antes navegados passaram para além da Taprobana”. Nesta viagem passaram por muita coisa para conseguir este feito, todos deviam ser recordados com maior glória.
Na “Mensagem”, para mim, o único mito é o mito do sebastianismo, em que D. Sebastião regressava num dia de nevoeiro, montado num cavalo branco.
Finalizo, aconselhando todos a conhecer um pouco mais da nossa história, retirando-a do esquecimento a que tem sido votada.

Sem comentários:

Enviar um comentário